A FAMILIA É A ESPINHA DORSAL DA SOCIEDADE E DA IGREJA

A FAMILIA É A ESPINHA DORSAL DA SOCIEDADE E DA IGREJA

Posso afirma sem medo de errar, que a desestruturação da família é a causa principal de tudo que estamos assistindo de pior na sociedade. Quando o alicerce é abalado, toda construção é afetada.

Pr. Josué Gonçalves.

Pensamento da semana

PENSAMENTO DA SEMANA

"A felicidade não está no fim da jornada, mas sim em cada curva do caminho que percorremos para a encontrar. (autor desconhecido).

* Uma palavra aos lideres

FAMÍLIA- o lazer e a atenção à esposa e aos filhos!

"E ele lhe disse: vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e e repousai um pouco. Porque haviam muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer". (Mc. 6:31).
Um certo dia Jesus recebeu um convite diferente daqueles que ele costumava receber. Não era para curar enfermos, expulsar demônios, multiplicar pães e peixes ou acalmar tempestade, era um convite para participar de uma festa (Jo 2). Isto tem haver com "pausa e lazer" na vida de todos nós, principalmente na vida daqueles que exercem liderança à semelhança de Jesus. Jesus não foi naquela festa "de terno e gravata, bíblia na mão, cantor cristão etc", "armado para mais um culto. ele foi para um momento de lazer.

Perguntas para refletir:
1. Quanto tempo você fica na intimidade com Deus?
2. quanto tempo você gasta com sua esposa por dia, dando-lhe atenção especial?
3. Quanto tempo você gasta com seus filhos por dia, dando atenção?
4. qual é o dia da semana que é todo dedicado para a família.
5. Você sempre pára e reponde as perguntas da esposa e filhos?

Por isso...

DÊ UMA PAUSA SEMPRE QUE PERCEBER QUE A RESERVA ESTÁ BAIXA, ISTO TEM A VER COM LAZER

Disse Stephen R. Covey, um grande conferencista de palestra para família: "É incrivelmente fácil ser pego pela ilusão da atividade, na correria da vida, e trabalhar cada vez mais para subir a escada do sucesso, só para descobrir que a escada estava encostada na parede errada". As palavras de Jesus: "eles não tinham tempo nem para comer", deveria provocar uma reflexão sobre o principio da pausa no exercício do ministério.
A vida é como uma longa viagem de avião, onde de tempo em tempo é necessário pousar em um aeroporto para reabastecimento. Por melhor e mais moderno que seja o avião, se não houver uma "pausa" para reabastecer, com certeza a viagem não será concluída e o resultado final será uma grande tragédia, com a queda provocando prejuízos incontáveis. Um líder que não dá "pausa" para reabastecer seu tanque de combustível emocional e espiritual, com certeza logo estará emocionalmente intoxicado, e o estresse será a causa de seu fracasso. Um líder cansado não produz com qualidade. Há um pensamento que diz: "só há música por que há pausa". "O ativismo é um aplacador de consciência muito perigoso, pois, o individuo trabalha muito, chega à exaustão e cria a falsa idéia de que está no caminho certo". uma vida sem "sábado-descanso" não é vivida de acordo o plano e a intenção de Deus. Por isso....

Dê uma pausa para "afiar a ferramenta"
Uma ferramenta "cega" exige muito esforço, se gasta muita energia para ter como resultado final uma baixa qualidade. Precisamos com urgência fazer distinção ente o que é gasto e o que é investimento. Férias não é gasto, é investimento.

Dê uma pausa para "rever conceitos"
Todas as pessoas nutridoras sabem como é indispensável se criar uma tecla chamada "pausa" para reflexão, reavaliação de conceitos e, muitas das vezes. isso leva a mudanças positivas na maneira de pensar.

Dê uma pausa para "fazer um balanço"
todas as empresas tem um momento em que elas dão uma parada para fazer um balanço. É preciso conferir entradas e saídas, para ver se tiveram lucro ou prejuízos, se está valendo a pena ou não a forma como estão trabalhando. quando no exercício do ministério, ou na vida conjugal e de família, não há "pausa" para balanço, a tendência é tocar a vida de forma equivocada, fazendo o errado pensando que está certo.

Dê uma pausa para "reabastecer o tanque de combustível emocional e espiritual"
A vida interior e seu cuidado não podem ser negligenciados. Isso é uma questão vital para pastor e conseqüentemente para o rebanho. O exercício do ministério pastoral, exige um doar constante de energia emocional e espiritual. Jesus disse: "Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude" (Lc. 8:46). Um pastor sente, em um único dia, várias emoções positivas e negativas: é uma criança que nasce, um querido irmão que morre, um jovem uie foi acidentado e está na UTI do hospital, a esposa que está fazendo aniversário, um casamento que ele tem que ministrar, etc. Tudo isso pode acontecer em um único dia na vida de um ministro do Evangelho.
fonte: livro A cura de Deus para Famílias em crise - Pr. Josué Gonçalves
Obs.: Este assunto continua.......aguarde