A FAMILIA É A ESPINHA DORSAL DA SOCIEDADE E DA IGREJA

A FAMILIA É A ESPINHA DORSAL DA SOCIEDADE E DA IGREJA

Posso afirma sem medo de errar, que a desestruturação da família é a causa principal de tudo que estamos assistindo de pior na sociedade. Quando o alicerce é abalado, toda construção é afetada.

Pr. Josué Gonçalves.

Pensamento da semana

PENSAMENTO DA SEMANA

"A felicidade não está no fim da jornada, mas sim em cada curva do caminho que percorremos para a encontrar. (autor desconhecido).

* Família e Sociedade, Interferência Mútua

      Quando a família muda, muda a sociedade; e quando muda a sociedade, também muda a família. Esta afirmação demonstra a íntima relação entre as duas partes. Uma não vive sem a outra, estão umbilicalmente ligadas. Tudo que uma recebe de influência, negativas ou positivas, afeta diretamente a outra.
        Uma família desestruturada prejudica uma sociedade como um todo, pois os seus componentes podem desenvolver um comportamento social perigoso. Quando a sociedade é agredida, o reflexo na família é inevitável - é a insegurança pelo medo de assalto e seqüestros, é a fome, são as crianças sem proteção da família perambulando pelas ruas, são os que não tem casa para morar, etc. As família enfrentam dificuldade nessa convivência social em nossos dias. Por exemplo:

  1. Desemprego: Nada abate mais um chefe de família do que a impotência diante da provisão e do sustento necessário para os seus queridos. 
  2. Crime moral: Esse quadro traz sérios abalos a família. Isto sem falar dos vícios e das drogas que desgraça a vida de milhares de pessoas.
  3. Bebida: A bebidas interfere no relacionamento famíliar, na área finenceira, na saúde emocional de todos os familiares.
       Deus criou a família porque é importante para o ser humano esse convívio. No entanto, ele não ignora que há problema dentro dela, pois deixou registrado em sua palavra exemplos onde nem sempre tudo foi tão fácil. Mesmo assim, a sua benção é presente.
       Vivemos em sociedade, e não isolados; por isso, os reflexos são inevitáveis, tanto da família em relação a sociedade como da sociedade em relação a família.
       O importante é sabermos que a nossa família é única, e é dentro dela que Deus espera que façamos alguma coisa para mudar o quadro para melhor. E, por melhor que seja, sempre há algumas para serem melhoradas.
Fonte: Manenti, Alessandro. O casal e a família. são paulo: Edições Paulinas,1990, p. 11.