A FAMILIA É A ESPINHA DORSAL DA SOCIEDADE E DA IGREJA

A FAMILIA É A ESPINHA DORSAL DA SOCIEDADE E DA IGREJA

Posso afirma sem medo de errar, que a desestruturação da família é a causa principal de tudo que estamos assistindo de pior na sociedade. Quando o alicerce é abalado, toda construção é afetada.

Pr. Josué Gonçalves.

Pensamento da semana

PENSAMENTO DA SEMANA

"A felicidade não está no fim da jornada, mas sim em cada curva do caminho que percorremos para a encontrar. (autor desconhecido).

* Saúde Física, Emocional e Espiritual.

Texto bíblico: III João V.2

MELHORANDO A SAÚDE DA FAMÍLIA
segundo a Organização Mundial de Saúde (1948): "Estado de perfeito bem estar físico, mental e social do individuo, não significa apenas ausência de enfermidade". Portanto cuidar da saúde da família é um dever de cada um de nós. uma família saudável é uma família feliz. Uma família saudável é uma família equilibrada.
Uma família saudavel é uma família abençoada; por isso que o esforço deve ser de todos para ter uma família com saúde espiritual, mental e física.
Este estudo contem 4 partes.




1ª Causas que Prejudicam a Saúda da Família.
2ª Melhorando a Saúde Espiritual.
3ª Melhorando a saúde emocional.
4ª Melhorando a saúde física.
1ª PARTE

 Causas que prejudicam a saúde da família.

1- Quando existe domínio de pecado na família. Rm. 3:23.
a) Existem doenças de origem espiritual como algum tipo de loucura, ferida no corpo e muitas outras doenças de origem totalmente espiritual.
2- Doenças de origem hereditária ou congênita.
a) Algumas pessoas nascem com problemas genéticos-síndrome de dow, altruísmo, deficiência ou deformação física ou mentais.
b) Predisposição genética - Filhos de alcoólatras, toxicômanos, problemas cardiológicos, diabetes e outras doenças genéticas.
3- Doenças das emoções- doenças psicológicas e mentais.
a) As emoções começam a ser formadas no ventre da mãe. As crianças precisam ser tratadas com amor e disciplina em toda a sua vida - amamentação, alimentação- escola - igreja. tudo contribui para formação emocional da família.
b) Cônjuge sob pressão de briga ou possibilidade de traição tem constantemente dor de cabeça, ansiedade, doenças psicossomáticas e depressão.
c) Filhos sob pressão e disciplina muito rígida tem 5 vezes mais chances de ter depressão e problemas de aprendizagem na escola.
4- Doenças adquiridas do estilos de vida.
a) Alimentação desequilibrada - gorduras, quantidades exageradas. Rm. 13:13
b) Vida sedentária - sem nenhum exercício ITm. 4:8.
c) Vida estressante - sem descanso, sem férias, sem feriado, etc.
fonte: DEFAM- Departamento da Família em Salvador - ADESAL
continuação do assunto/próxima postagem - MELHORANDO A SAÚDE ESPIRITUAL.